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Canal de Denúncias: Como utilizar de maneira eficiente

Transparência, ética e inovação. Esses talvez sejam alguns dos adjetivos mais importantes para toda empresa que queira permanecer ativa no mercado de forma sustentável.  Uma das formas de alcançar esse objetivo, é ter uma comunicação clara. Ou melhor, é preciso saber como ouvir as Partes Interessadas, também chamadas de steakholders.  

E para fazer isso, é necessário que exista um meio onde as pessoas que possuem algum envolvimento com sua empresa, possam registrar suas denúncias, dar feedbacks ou simplesmente fazer reclamações.

E o meio mais efetivo, seguro e totalmente sigiloso para possibilitar essa comunicação é o Canal de Denúncias.

 

COMO FUNCIONA UM CANAL DE DENÚNCIAS?

Um Canal de Denúncias funcional, é aquele que oferece a empresa uma visão clara dos riscos, de como está a conduta ética de seus colaboradores ou até mesmo prever se uma determinada atividade pode impactar na plena relação com os seus fornecedores.

Dessa maneira, disponibilizar apenas um simples e-mail ou um telefone SAC, não é forma mais eficiente para controlar as comunicações recebidas pela sua empresa.

Portanto, a melhor forma de receber, tratar e resolver essas comunicações é utilizar uma plataforma externa como Canal de Denúncias.

 

COMO UTILIZAR O CANAL DE DENÚNCIAS DE FORMA EFICIENTE

Para fazer valer o investimento em um Canal de Denúncias, é preciso prestar atenção em 3 detalhes cruciais:

  • Comunicar Steakholders
  • Treinar Steakholders 
  • Manutenção do Sistema

 

Vamos entender um pouco mais afundo a importância desses 3 pontos:

 

Comunicar os Steakholders

A partir do momento em que um Canal de Denúncias é implementado em uma empresa, isso deve ser comunicado as Partes Interessadas, para que essas, saibam que existe um modo sigiloso de fazer suas denúncias.

 

Treinar os Steakholders

A questão não deve ficar apenas na comunicação, é preciso ensinar as Partes Interessadas a como fazer essas denúncias. Portanto deve existir um treinamento para:

  • Colaboradores
  • Fornecedores
  • Clientes

 

Manutenção do Sistema

O Canal de Denúncias não pode cair em esquecimento. É crucial definir responsáveis pela manutenção do sistema. Ou seja, quem receberá as comunicações e as delegará para as áreas competentes.

 

COMO ESCOLHER UM BOM CANAL DE DENÚNCIAS

Como vimos por aqui, um bom Canal de Denúncias é aquele que oferece a empresa uma ampla visão, principalmente daquilo que ela não consegue ver.

Dessa maneira, para escolher o Canal de Denúncias ideal para sua empresa, primeiro é preciso entender se a tendência é receber um grande número de denúncias ou não. Esse número pode ser definido por vários fatores. Histórico de conduta de funcionários, situação do mercado onde a empresa está inserida, etc.

Independente qual métrica que será analisada, é fundamental que exista um estudo antes de definir o Canal de Denúncias que será utilizado.

 

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O Easy Report é a solução desenvolvida pela Compliance for Business para entregar a sua empresa, um meio seguro e eficaz de se comunicar com seus steakholders.

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Autor

Matheus Lang

Matheus Lang

Acadêmico de Psicologia e especialista em LGPD pela EXIN. Especializado em Compliance pela KPMG Business School. Participa ativamente em diversos projetos de adequação em empresas com operações nacionais e internacionais.

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